Eventos

7ª EDIÇÃO DO FÓRUM GLOBAL DE ECONOMIA SOCIAL E SOLIDÁRIA, BORDEAUX, 29 – 31 Outubro 2025

A 7ª edição do Global Social Economy Forum  (GSEF), irá realizar-se em Bordeaux, França, de 29 a 31 de outubro de 2025 e será uma grande oportunidade para reunir e compartilhar conhecimento e reafirmar todos os compromissos. A Economia Social e Solidária (ESS) tem um papel muito importante a desempenhar em prol da transição justa para fortalecer a resiliência dos territórios e o bem-estar de seus habitantes.

 

O Fórum Global de Economia Social (GSEF) é uma rede global de economia social e solidária (ESS) que visa servir como um centro para compartilhar visões e experiências através da colaboração e cooperação transfronteiriças com base em parcerias multilaterais (público-privada-comunidade) para um mundo inclusivo, equitativo e centrado no ser humano.

 

Através da colaboração entre organizações da economia social e governos locais, o GSEF procura a criação de empregos de qualidade, crescimento justo, progresso da democracia de base e desenvolvimento sustentável. Valores como a dignidade humana e ecologia sustentável devem ser os princípios subjacentes a todas as atividades do GSEF.

 

O GSEF contribui para melhorar a qualidade e a quantidade dos recursos compartilhados e promove a abordagem justa e o uso de tais recursos. A chave para recuperar os bens comuns é a confiança e a cooperação, que são os fundamentos da ESS. Ecossistema, cultura, conhecimento e recursos históricos de todas as comunidades locais são objetivos importantes das atividades do GSEF.


OBJECTIVOS:

  1. O GSEF promove intercâmbios pessoais e materiais e compartilhamento entre os principais atores globais da economia social. Para isso, o GSEF estabelecerá uma plataforma on/off e criará diversos programas para ativar as trocas pessoais e materiais.
  2. O GSEF apoia agências governamentais e não governamentais locais na criação de uma rede de economia social estável através de parcerias público-privadas-comunitárias
  3. O GSEF apoia todos os esforços para formar associações de economia social e órgãos de apoio à economia social em cada região. Através  dessas organizações, o GSEF promove vários projetos conjuntos para difundir a ecologia da economia social à escala global
  4. O GSEF reconhece a responsabilidade de apoiar os países em desenvolvimento que sofrem de pobreza e grave subdesenvolvimento, promovendo assim a solidariedade e a cooperação globais no campo da economia social para melhorar o meio ambiente, a economia, a sociedade e a cultura desses países.
  5. O GSEF apoia vários movimentos globais compatíveis com o valor social que defendemos e, além disso, promove ações coletivas para resolver problemas e desafios globais que a humanidade enfrenta.
O Secretariado Geral do GSEF:
«Para enfrentar os desafios económicos, sociais, ambientais e políticos que enfrentamos, precisamos mais do que nunca demonstrar a relevância das iniciativas da Economia Social e Solidária e o modelo socioeconómico que elas propõem, para uma transição para um modo de desenvolvimento justo, sustentável e inclusivo, à escala de cada território. 2025 será uma oportunidade para reforçar a convergência entre as forças vitais que já estão diariamente envolvidas em projetos transformadores que atendam às necessidades das comunidades, e para levar o movimento ESS ainda mais longe no cenário internacional. A mobilização já está a todo vapor, esperamos vê-lo em Bordeaux! »