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Outros Cursos

WORKSHOP “Como criar uma Cooperativa”

Candidaturas
De 01/10/2025 a 17/10/2025

Ação
28 e 29 de outubro de 2025

Local de Realização
Formação a distância
Plataforma Zoom
Requisito para participação: equipamento com câmara e microfone em bom estado de funcionamento.

Objetivos gerais
– Sensibilizar os/as empreendedores/as, voluntários/as e outras pessoas para o Cooperativismo.
– Melhorar a organização e o processo de constituição das empresas cooperativas.
– Promover a aquisição de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que permitam efetuar um processo de constituição consciente e eficaz.

Objetivos específicos
No final do worshop os/as formandos/as deverão estar aptos a:
– Explicar o conceito e os princípios orientadores do cooperativismo;
– Identificar o regime jurídico do sector cooperativo e a legislação complementar e os seus estatutos qualificativos;
– Explicar os processos de constituição do sector cooperativo.

Destinatários/as
– Empreendedores/as sociais, voluntários/as;
– Profissionais liberais ou a exercerem funções em pessoas coletivas do sector privado, que colaboram (produção de bens e/ou prestação de serviços) com cooperativas;
– Professores/as, formadores/as e estudantes do ensino superior.

Critérios de desempate: ordem de receção das candidaturas.

Formulário de inscrição
aqui

Custo
Gratuito

Certificação
Declaração de participação emitida pela CASES

Recursos pedagógicos
Apresentações audiovisuais e bibliografia em suporte digital

Formadores/as
Formadores/as com habilitações académicas, com experiência profissional comprovada e conhecimentos relevantes nas temáticas a abordar

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Cooperativismo – Identidade, enquadramento conceptual (1 hora)
2. Regime Jurídico e Fiscal. Ramos Cooperativos (3 horas)
3. Roteiro: Constituir uma Cooperativa (3 horas)
Total: 7 horas

Submódulos
1. Cooperativismo – Identidade, enquadramento conceptual
1.1. Delimitação conceptual
1.2. Identidade Cooperativa. Valores e Princípios Cooperativos

2. Regime Jurídico e Fiscal. Ramos Cooperativos
2.1. Breve enquadramento geral
2.1.1. Código Cooperativo
2.1.2. Legislação Complementar. Ramos Cooperativos
2.1.3. Cooperativas Multisectoriais
2.2. Breve enquadramento específico – Estatutos Legais
2.2.2. Equiparação a IPSS
2.2.3. Aquisição de outros Estatutos Qualificativos
2.3. Breve abordagem ao Regime Fiscal

3. Processo de Constituição de uma Cooperativa
3.1. Passo a passo necessário para o registo formal de uma cooperativa, em conformidade com as exigências legais.

Cronograma
28 de outubro – 10:00 às 13:00 (3 horas)
29 de outubro – 14:00 às 18:00 (4 horas)

Informações
www.cases.pt/formacao
formacao@cases.pt / 210 436 875

Documentos   
Referencial

Para mais informações e acesso ao programa, referencial de formação e cronograma:

WORKSHOP “Como criar uma Cooperativa” – CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social

 

CASES

210 436 875

formacao@cases.pt

Nova Edição 2025 // Academia Y.ES | Diz SIM à Economia Social

A 11 de agosto de 2025 terá início nova Edição da Academia Y.ES.

A Academia Y.ES é uma iniciativa destinada à sensibilização e formação, nos temas da Economia Social, pretendendo promover a aquisição de conhecimentos e competências que favoreçam o desenvolvimento de projetos de base coletiva, associativa e cooperativa.

O programa, que contará com 14 sessões formativas, está estruturado de forma contínua e dinâmica, equilibrando-se os momentos de exposição teórica com aplicação prática, momentos de trabalho em equipa, de descontração, de atividades de networking e partilha.

Inscrições

Ação
Academia Y.ES


Local de Realização
Formação a distância


Datas de Realização
De 11/08/2025 a 29/08/2025


Horário
10:00 – 13:00


Total de Horas
42


Objetivos Gerais
Sensibilizar para as temáticas da Economia Social;
Promover a aquisição de conhecimentos e competências que potenciem o desenvolvimento de projetos no âmbito da Economia Social;
Conhecer práticas e Entidades da Economia Social.


Objetivos específicos
No final da formação os/as participantes devem estar aptos a:
Caracterizar quanto à sua composição o setor da Economia Social em Portugal;
Descrever as principais características das entidades da Economia Social (EES), os seus princípios e valores de atuação;
Compreender a relevância do voluntariado no sector da Economia Social e empreender ou participar em iniciativas de voluntariado;
Desenvolver um projeto de forma estruturada, tendo em vista a sua implementação através de uma Entidade da Economia Social;
Elaborar um plano de negócio na fase de conceção do projeto;
Aplicar conhecimentos e instrumentos de gestão de projetos e de gestão de uma entidade da Economia Social.


Destinatários/as
– Pessoas detentoras de uma ideia de projeto ou de um projeto em fase de estruturação/implementação no âmbito da Economia Social;
– Técnicos/as das entidades cooperadoras da CASES que pretendam criar ou consolidar uma ideia de projeto a desenvolver no âmbito das suas organizações.

Sessões + Horários

Sessão 1 | 11 de agosto – 10:00 / 13:00
Apresentação das entidades
Apresentação da ação
Forma de funcionamento da ação
Autoconhecimento do grupo

Sessão 2 | 12 de agosto – 10:00 / 13:00
O que é a Economia Social
Princípios orientadores da Economia Social
Caracterização do sector da Economia Social em Portugal Dados estatísticos sobre o sector

Sessão 3 | 13 de agosto – 10:00 / 13:00
Enquadramento jurídico da Economia Social

Sessão 4 | 14 de agosto – 10:00 / 13:00
Competências empreendedoras
Perfil empreendedor
Autodiagnóstico
Diferentes tipos de empreendedores

Sessão 5 | 18 de agosto – 10:00 / 13:00
Tomar consciência de que um fator fundamental num projeto no âmbito da Economia Social é a identificação do problema social a resolver / colmatar
Identificar O problema social a ser resolvido / colmatado no seu projeto recorrendo à ferramenta “Árvore do problema”

Sessão 6 | 19 de agosto– 10:00 / 13:00
Identificar as causas e consequências do problema social a ser resolvido /colmatado no seu projeto recorrendo à ferramenta “Árvore do problema”

Sessão 7 | 20 de agosto – 10:00 / 13:00
Identificação da(s) forma(s) como se pretende resolver / colmatar o problema social identificado – A solução

Sessão 8 | 21 de agosto – 10:00 / 13:00
Identificar e saber preencher a ferramenta Social Business Model Canvas (SBMC)

Sessão 9 | 22 de agosto – 10:00 / 13:00
Aplicar o SBMC

Sessão 10 | 25 de agosto – 10:00 / 13:00
Plano de negócio
Conceito
Objetivos
Estrutura do Plano de Negócios
Programas de apoio à Economia Social

Sessão 11 | 26 de agosto – 10:00 / 13:00
O Voluntariado na Economia Social

Sessão 12 | 27 de agosto – 10:00 / 13:00
A marca:
Construção da marca
Valor da marca
Plano de Comunicação e Mkt
Importância de um Plano de Comunicação e Mkt
Desenhar uma estratégia alinhada com os objetivos de lançamento /crescimento do Projeto:
Planeamento e gestão estratégica
Liderança e gestão de equipas

Sessão 13 | 28 de agosto – 10:00 / 13:00
Como apresentar o meu projeto?
Importância do pitch
Tipos de pitch
Estrutura do pitch
Pitch Canvas
Avaliação da Ação

Sessão 14 | 29 de agosto – 10:00 / 13:00
Pitch
Encerramento


Formadores/as
Formadores/as com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.


Inscrições
Período de inscrições: de 08 de julho a 07 de agosto.

A inscrição e participação na Academia Y.ES não tem custos associados. As inscrições são realizadas por projeto (limite de 3 promotores/as por projeto), através do preenchimento do  formulário de inscrição.


Formulário de inscrição
Link


Certificação
Atribuição de certificado de formação de acordo com o modelo da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, emitido através do SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, e de declaração de participação emitida pela CASES.


Informações
www.cases.pt/formacao

CASES

210 436 875

cases@cases.pt

Gestão de Projetos em Organizações da Economia Social

Local de Realização
Formação a distância
Recurso a ferramentas digitais para o desenvolvimento do curso. Sessões de formação síncronas por videoconferência (Zoom WorkPlace).

Datas de Realização
Ação 1 – 14/05/2025 a 18/06/2025

(consultar cronograma)

Horário
10:00 – 13:00

Total de Horas
50

Objetivos
Sensibilizar os/as dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Destinatários/as
Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).

Critérios de valorização: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social associadas das entidades cooperadoras da CASES, nomeadamente: ANIMAR, CONFAGRI, CONFECOOP, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas; candidatos/as que formalizem a inscrição na totalidade dos módulos do curso.

Critérios de desempate: ordem de receção das candidaturas.

Módulos
1. Fundamentos da Gestão de Projetos
2. Planeamento do Projeto
3. Execução do Projeto
4. Conclusão do Projeto

(consultar programa de formação)

Formadores/as
Formadores/as com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.

Inscrições 
Data limite para o envio de inscrições: 21/04/2025
A inscrição e participação no curso de Gestão de Projetos em Organizações da Economia Social não tem custos associados. As inscrições são realizadas através do seguinte formulário.

Avaliação
Avaliação modular realizada de acordo com os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, participação; exercício escrito ou teórico-prático individual e/ou em grupo.

Certificação
A conclusão com aproveitamento confere direito à atribuição de certificado de formação de acordo com o modelo da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, emitido através do SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, e de declaração de participação emitida pela CASES.
Independentemente da classificação final atribuída, o aproveitamento em determinado módulo de formação só releva para efeitos de certificação quando a assiduidade do/a formando/a registada é igual ou superior a 90%da carga horária total do curso de formação.

Custo
Gratuito

CASES

210 436 875

formacao@cases.pt

Avaliação de Impacto Social

Local de Realização
Formação a distância
Recurso a ferramentas digitais para o desenvolvimento do curso. Sessões de formação síncronas por videoconferência (Zoom Workplace).

Datas de Realização
De 05/05/2025 a 06/06/2025 (consultar cronograma)

Horário
10:00 – 13:00

Total de Horas
50

Objetivos
Sensibilizar os/as dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Destinatários/as
Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).

Critérios de valorização: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social associadas das entidades cooperadoras da CASES, nomeadamente: ANIMAR, CONFAGRI, CONFECOOP, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas; candidatos/as que formalizem a inscrição na totalidade dos módulos do curso.

Critérios de desempate: ordem de recepção das candidaturas.

Módulos
1. Fundamentos de AIS (Avaliação de Impacto Social)
2. Planeamento e Implementação de AIS
3. Metodologias de AI
4. Técnicas de recolha e análise de informação

(consultar programa de formação)

Formadores/as
Formadores/as com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.

Inscrições 
De 12/03/2025 a 15/04/2025

A inscrição e participação no curso de Avaliação de Impacto Social (AIS) não tem custos associados. As inscrições são realizadas através do seguinte formulário.

Avaliação
Avaliação modular realizada de acordo com os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, participação; exercício escrito ou teórico-prático individual e/ou em grupo.

Certificação
A conclusão com aproveitamento confere direito à atribuição de certificado de formação de acordo com o modelo da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, emitido através do SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, e de declaração de participação emitida pela CASES.
Independentemente da classificação final atribuída, o aproveitamento em determinado módulo de formação só releva para efeitos de certificação quando a assiduidade do/a formando/a registada é igual ou superior a 90% da carga horária total do curso de formação.

Custo
Gratuito

CASES

210 436 875

formacao@cases.pt

Academia Y.ES

Local: Online

Datas de Realização: 23 setembro / 31 outubro

Objetivos Gerais:

  • Sensibilizar para as temáticas da Economia Social;
  • Promover a aquisição de conhecimentos e competências que potenciem o desenvolvimento de projetos no âmbito da Economia Social;
  • Conhecer práticas e Entidades da Economia Social

Objetivos Específicos:
No final da formação os/as participantes devem estar aptos a:

  • Caracterizar quanto à sua composição o setor da Economia Social em Portugal;
  • Descrever as principais características das Entidades da Economia Social (EES), os seus princípios e valores de atuação;
  • Compreender a relevância do voluntariado no sector da Economia Social e empreender ou participar em iniciativas de voluntariado;
  • Desenvolver um projeto de forma estruturada, tendo em vista a sua implementação através de uma Entidade da Economia Social;
  • Elaborar um plano de negócio na fase de conceção do projeto;
  • Aplicar conhecimentos e instrumentos de gestão de projetos e de gestão de uma Entidade da Economia Social.

Destinatários/as:

  • Pessoas detentoras de uma ideia de projeto ou de um projeto em fase de estruturação/implementação no âmbito da Economia Social;
  • Técnicos/as das entidades cooperadoras da CASES que pretendam criar ou consolidar uma ideia de projeto a desenvolver no âmbito das suas organizações.

Envio da candidatura:

Através do envio da minha candidatura, declaro que, se for selecionado/a, participarei em todas as atividades da 5.ª edição da Academia Y.ES, a realizar entre os dias 23 de setembro e 31 de outubro de 2024.

Critérios de seleção dos projetos:

  • relevância da ideia/projeto face ao produto/serviço a desenvolver e às necessidades identificadas;
  • enquadramento da ideia/projeto nas formas de atuação, princípios e valores da Economia Social;
  • motivação para a participação na Academia Y.ES;
  • situação atual face ao emprego (critério de valorização – em situação de desemprego);
  • ordem de receção das candidaturas (critério de desempate).

Para mais informações consulte aqui.

Gestão de Organizações da Economia Social (GOES)

Local de Realização: Formação a distância (Plataforma Teams)
Recurso a ferramentas digitais para o desenvolvimento do curso de formação Sessões de formação síncronas por videoconferência (Plataforma Teams)

Datas de Realização: 9 de setembro a 31 de março, 1 de outubro a 30 de abril 2025 e 4 novembro a 31 de maio 2025

Horário: 10:00 – 13:00

Total de Horas: 150 horas

Objetivos: Sensibilizar os/as dirigentes e quadros téncicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Destinatários/as: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).
Critérios de valorização:
Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social associadas das entidades cooperadoras da CASES, nomeadamente: ANIMAR, CONFAGRI, CONFECOOP, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas; candidatos/as que formalizem a inscrição na totalidade dos módulos do curso.
Critérios de desempate:
análise curricular das candidaturas; ordem de receção das candidaturas.

Módulos: 
1. Economia Social
2. Gestão Estratégica
3. Gestão de Recursos Humanos
4. Contabilidade e Fiscalidade
5. Gestão Financeira
6. Marketing e Comunicação
7. Gestão de Projetos
8. Ética e Responsabilidade Social

Formadores/as: Formadores/as com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.

Data limite para o envio de inscrições: 2 de maio a 9 de agosto
A inscrição e participação no curso de Gestão de Organizações da Economia Social não tem custos associados. As inscrições são realizadas através do envio do formulário de inscrição para o endereço de correio eletrónico formacao@cases.pt

Avaliação: Avaliação modular realizada de acordo com os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, participação; exercício escrito ou teórico-prático individual e/ou em grupo (após o término do módulo).

Certificação: A conclusão com aproveitamento confere direito à atribuição de certificado de formação de acordo com o modelo da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, emitido através do SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, e de declaração de participação emitida pela CASES.
Independentemente da classificação final atribuída, o aproveitamento em determinado módulo de formação só releva para efeitos de certificação quando a assiduidade do/a formando/a registada é igual ou superior a 80% da carga horária total do módulo de formação.

 

CASES

210 436 875

formacao@cases.pt

Avaliação de Impacto Curso Social (AIS)

Local de Realização: Formação a distância (Plataforma Teams)
Recurso a ferramentas digitais para o desenvolvimento do curso de formação Sessões de formação síncronas por videoconferência

Datas de Realização: 27 de maio a 28 de junho, 2024 e 9 de setembro a 25 de outubro

Horário: 10:00 – 13:00

Total de Horas: 50 horas

Objetivos: Melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; desenvolver e promover competêcias específicas de avaliação de impacto em organizações da economia social; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Destinatários/as: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).
Critérios de valorização: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social associadas das entidades cooperadoras da CASES, nomeadamente: ANIMAR, CONFAGRI, CONFECOOP, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas; candidatos/as que formalizem a inscrição na totalidade dos módulos do curso.
Critérios de desempate: ordem de receção das candidaturas.

Submódulos:
1. Fundamentos da avaliação de impacto social
2. Planeamento e implementação de uma avaliação de impacto social
3. Metodologias de avaliação de impacto
4. Técnicas de recolha e análise de informação

Formadores/as: Formador/a com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.

Data limite para o envio de inscrições: 8 de abril a 17 de maio
A inscrição e participação no curso de Gestão de Organizações da Economia Social não tem custos associados. As inscrições são realizadas através do envio do formulário de inscrição para o endereço de correio eletrónico formacao@cases.pt

Avaliação: Avaliação modular realizada de acordo com os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, participação; exercício escrito ou teórico-prático individual e/ou em grupo.

Certificação: A conclusão com aproveitamento confere direito à atribuição de certificado de formação de acordo com o modelo da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, emitido através do SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, e de declaração de participação emitida pela CASES.
Independentemente da classificação final atribuída, o aproveitamento em determinado módulo de formação só releva para efeitos de certificação quando a assiduidade do/a formando/a registada é igual ou superior a 90% da carga horária total do módulo de formação.

 

 

CASES

210 436 875

formacao@cases.pt

Gestão de Projetos em Organizações da Economia Social (GPOES)

Local de Realização: Formação a distância (Plataforma Teams)
Recurso a ferramentas digitais para o desenvolvimento do curso de formação Sessões de formação síncronas por videoconferência (Plataforma Teams)

Datas de Realização: 20 de maio a 28 de junho e 1 de outubro a 15 de novembro

Horário: 10:00 – 13:00

Total de Horas: 50 horas

Objetivos: Sensibilizar os/as dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Destinatários/as:  Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).
Critérios de valorização: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social associadas das entidades cooperadoras da CASES, nomeadamente: ANIMAR, CONFAGRI, CONFECOOP, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas; candidatos/as que formalizem a inscrição na totalidade dos módulos do curso.
Critérios de desempate: ordem de receção das candidaturas.

Módulos:
1. Fundamentos da Gestão de Projetos
2. Planeamento do Projeto
3. Execução do Projeto
4. Conclusão do Projeto

Formadores/as: Formadores/as com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.

Data limite para o envio de inscrições: 8 de abril a 10 de maio.
A inscrição e participação no curso de Gestão de Organizações da Economia Social não tem custos associados. As inscrições são realizadas através do envio do formulário de inscrição para o endereço de correio eletrónico formacao@cases.pt

Avaliação: Avaliação modular realizada de acordo com os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, participação; exercício escrito ou teórico-prático individual e/ou em grupo.

Certificação: A conclusão com aproveitamento confere direito à atribuição de certificado de formação de acordo com o modelo da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, emitido através do SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, e de declaração de participação emitida pela CASES.
Independentemente da classificação final atribuída, o aproveitamento em determinado módulo de formação só releva para efeitos de certificação quando a assiduidade do/a formando/a registada é igual ou superior a 90% da carga horária total do curso de formação.

 

CASES

210 436 875

formacao@cases.pt

Gestão de Projetos em Organizações da Economia Social

Objetivos gerais:
– Melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações da economia social;
– Desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros;
– Desenvolver e promover competências específicas de gestão de projetos em organizações da economia social;
– Dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Objetivos específicos:
No final do curso os/as formandos/as deverão estar aptos a:
– Promover uma gestão sustentável da organização e a otimização/partilha de recursos;
– Aplicar os fundamentos da gestão de projetos na ótica da melhoria de procedimentos de gestão e administração;
– Planear e implementar projetos em organizações da economia social;
– Realizar o acompanhamento da execução de um projeto;
– Realizar a prestação de contas e a avaliação da execução de um projeto;
– Aplicar metodologias e ferramentas de gestão de projetos.

Destinatários/as:
Dirigentes, técnicos/as e voluntários/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).

Conteúdos programáticos:
1. Fundamentos da Gestão de Projetos
2. Planeamento do Projeto
3. Execução do Projeto
4. Conclusão do Projeto

CASES

210 436 875

formacao@cases.pt

Gestão de Organizações de Economia Social

Objetivos
Sensibilizar os/as dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Destinatários/as
Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).

Módulos
1. Economia Social
2. Gestão Estratégica
3. Gestão de Recursos Humanos
4. Contabilidade e Fiscalidade
5. Gestão Financeira
6. Marketing e Comunicação
7. Gestão de Projetos
8. Ética e Responsabilidade Social

Formadores/as
Formadores/as com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.

CASES

210 436 875

formacao@cases.pt

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