Luciane Lucas dos Santos é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando a linha temática “Democracia, Justiça e Direitos Humanos”.
Co-coordenou, de 2018 a março de 2021, o Núcleo de Investigação “Democracia, Cidadania e Direitos Humanos”. Atualmente, é PI do projeto “BioTraCes – Biodiversity and Transformative Change for Plural and Nature-Positive Societies”(HORIZON-CL6-2022-BIODIV-01-09/Grant 101081923) em Portugal, liderado pela Wageningen University.
É investigadora no projeto EuroREGEN (Redes transnacionais para o desenvolvimento regenerativo na Europa – PTDC/SOC-SOC/2061/2020), liderado pelo ISCTE-IUL, e de que o CES é parceiro institucional.
Co-coordena o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL-CES) e o Grupo de Trabalho Policredos. Integra ainda a equipa docente do Doutoramento “Democracia no Século XXI”.
É doutorada desde 2004 em Comunicação e Cultura (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil). Foi professora adjunta e investigadora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde construiu uma parte significativa de seu percurso académico.
Migrou dos Estudos da Comunicação para a Sociologia há cerca de 15 anos, dedicando-se aos estudos do consumo e da economia, particularmente a feminista.
Relativamente à investigação, são seus temas de interesse: Economia(s) Feminista(s), Estética(s) Feminista(s), estudos pós-coloniais da Economia, Economias Comunitárias/Outras Economias, desigualdades a partir de uma perspetiva interseccional, questões identitárias na Europa.