João Pedroso é Professor Auxiliar da FEUC e investigador do CES.
É licenciado em Direito (1983), mestre em Sociologia do Direito, do Estado e da Administração (2002) e doutor em Sociologia do Direito, do Estado e da Administração (2013) pela Universidade de Coimbra.
Frequentou Cursos de Pós-graduação no Science Po – Institut d´Études Politiques de Paris ( 1995/1996) e no instituto Internacional de Sociologia Juridica de Oñati.
Pertenceu a diversas comissões de reforma legislativa designadamente presidiu à Comissão que elaborou o Estatuto Fiscal Cooperativo ( 1997) e exerceu diversos cargos públicos designadamente de Presidente da Comissão instaladora e do CD do atual Instituto de Segurança social, IP ( 2000/2001)
Autor de livros e artigos de direito e sociologia do direito designadamente sobre a caracterização e reforma da administração da justiça como por exemplo Pedroso, João; Trincão, Catarina; Dias, João Paulo (2003), Por caminhos da(s) reforma(s) da Justiça. Coimbra:
Coimbra Editora , e , ainda, Pedroso, João.2013. Acesso ao direito e à justiça: um direito fundamental em (des)construção – o caso do acesso ao direito e à justiça de família e das crianças. CES/Almedina ( no prelo).
Atuais interesses de investigação:Administração da Justiça, Acesso ao Direito e à Justiça, Relações entre Estado e terceiro sector. Direito das Empresas. Direito Cooperativo e da Economia social.