Alcides Almeida Monteiro

Até 2018 foi Professor Auxiliar na Universidade da Beira Interior, integrando o Conselho Científico entre 2015 e 2017 e como Diretor do Centro de Investigação em 2015-2016.

Em 2017 fica com título de Agregado na Universidade da Beira Interior.

2015 a 2017 participou na conceção e implementação do orçamento participativo do Município de Manteigas.

Em 1988 concluiu a Licenciatura de Sociologia, pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 2002 concluiu o Doutoramento em Sociologia, na Universidade da Beira Interior, com a Tese “Associativismo e Novos Laços Sociais. as Iniciativas de Desenvolvimento Local em Portugal”.

De entre inúmeras publicações, destaca-se “Compreender a Exclusão Social” de 2019, “Empregabilidade na Economia Social: o papel das políticas ativas de emprego” de 2015, “Intervenção em igualdade de género no terceiro sector: organizações que discutem a sua própria mudança”, de 2014 num artigo de conferência e num artigo da Revista de Ciências Sociais “O que é a inovação social? Maleabilidade conceitual e implicações práticas”.

Tem publicado vários livros destacando-se “Empreendedorismo social: fundamentos e dilemas de um movimento recente”, 2017 e “Compreender a Exclusão Social” de 2019, “Empregabilidade na Economia Social: o papel das políticas ativas de emprego”, de 2015 e “Empregabilidade na Economia Social: o papel das políticas ativas de emprego”, de 2015.

De outras obras destacam-se “Intervenção em igualdade de género no terceiro sector: organizações que discutem a sua própria mudança”, “Inclusão Social, o papel das Misericórdias”, “Terceiro Setor, Associativismo e Inovação Social” e “O Associativismo como ferramenta poderosa de aprendizagem”