O seu projeto académico e as atividades de ensino e investigação que tem concretizado desde 1995 inserem-se, predominantemente, na área da História Económica e Social. Os seus principais trabalhos situam-se numa temporalidade contemporânea, em especial no estudo do século XX, e incidem no espaço institucional português com algumas incursões cooperativistas. Dado o seu perfil de docente investigador, o trabalho de investigação que tem realizado traduz claras articulações entre a investigação e o ensino e uma constante interação entre esses dois domínios. A sua ética docente, o apelo à criatividade científica e o sentido de pesquisa e de escrita para um público não apenas especializado, constituem os traços centrais do perfil académico que o curriculum reflete. Considerando o tema de doutoramento que estudou e o elevado impacto que esse trabalho teve na comunidade científica e noutras comunidades de saber, nos últimos vinte anos construiu uma especialização consolidada nos temas das pescas e da economia do mar, que se estendeu à problemática do corporativismo económico e, mais recentemente, ao estudo das ideias e instituições identificadas com o conceito de Economia Social. Da sua produção científica destaco os livros individuais, os livros que coordenou, todos os artigos internacionais e capítulos de obras coletivas de grande circulação e ainda uma série de escritos de comunicação cultural, dos guiões para filmes e exposições à reedição crítica de obras de grande significado para a memória social das comunidades marítimas.
Em 2014 obteve o Título de Agregado Especialização em História Económica e Social na Universidade de Coimbra Faculdade de Economia. Em 2003 o Doutoramento em Economia na Especialização em Estruturas Sociais da Economia e História Económica, pela Universidade de Coimbra Faculdade de Economia, com a Tese “Abastecimentos e Poder no Salazarismo — O “Bacalhau Corporativo”, concluiu em 1994 o Mestrado de História Contemporânea de Portugal, também pela Universidade de Coimbra de Letras, com a Dissertação “Tendências Evolutivas do Movimento Associativo Coimbrão nos inícios de Sessenta – A Crise Académica de 1962” e em 1991 concluiu a Licenciatura de História na Universidade de Coimbra Faculdade de Letras com especialização no Ramo de Formação Educacional.
É Professor da FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde coordena o Grupo de História Económica e Social.
Investigador do CEIS20, tem dedicado o seu projeto de investigação ao estudo das instituições do corporativismo salazarista, em especial à organização corporativa das pescas. Atualmente, investiga temas de História Marítima Contemporânea (políticas públicas para os recursos marítimos) e História da Economia Social.
Principais livros: História da Economia Social, relógio D’Água, 2016; Mútua dos Pescadores – História de uma Seguradora da Economia Social. ed. 1. Lisboa: Âncora Editora, 2012; O Estado Novo e a Campanha do Bacalhau, 2ª ed., Lisboa, CL, 2010; Economia e Política das Pescas Portuguesas, Lisboa, ICS, 2006.