Cristina Parente

Socióloga de formação, é professora associada com agregação no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (DS-FLUP) e investigadora integrada do Instituto de Sociologia (IS-FLUP) da mesma instituição, desde 1991.

Obteve o grau de doutora em 2004 e de licenciada em 1990, ambos em Sociologia pela FLUP. Concluiu o grau de mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa, em 1996. Em 2012, conclui pós-doutoramento em Administração no Centro de Pós-Graduação em Pesquisas em Administração da Faculdade de Ciências Económicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).

É diretora da licenciatura em Sociologia da FLUP, desde 2014.

A partir de 2010, desenvolve estudos comparativos sobre o ecossistema da economia social e solidária em Portugal, Espanha e Brasil. Em 2015 foi investigadora visitante do IGOP – Instituto de Governo e Política Pública – da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), integrando desde então como observadora a Rede de Economia Solidária Catalã (XES – Xarxa d’ Economia Solidària) (Espanha).

A partir de 2009 coopera regularmente em atividades de ensino e investigação com a Faculdade de Ciências Económicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), onde como investigadora visitante tem desenvolvido trabalho no âmbito do Nig.One – Núcleo Interdisciplinar sobre Gestão em Organizações (não) Empresariais e do IEAT – Instituto de Estudos Transdisciplinares Avançado.

Coordenou a linha de investigação Trabalho, Emprego, Profissões e Organizações (TEPO) do IS-FLUP. Assumiu as funções de editora da 2º série de working papers do IS-FLUP.  Desenvolve atividades de investigador e de coordenador de investigação e supervisão de projetos sobre economia social e solidária, agricultura familiar e sustentável, empreendedorismo social, gestão de recursos humanos, formação de adultos, bem como sociologia das empresas e organizações.

É consultora da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Desenvolve atividades de formadora, de consultora metodológica e avaliadora de projetos de intervenção social e organizacional.

Foi membro cofundador da A3S – Associação para o Empreendedorismo Social e a Sustentabilidade do Terceiro Sector (2006 – 2017).