Deolinda Meira

Deolinda Meira concluiu o Doutoramento em Direito Privado em 2008 pela Universidade de Vigo, com a Tese O regime económico das cooperativas no direito português. O capital social”, o Mestrado em Direito em 1996 pela Universidade de Coimbra, com a Dissertação “O Direito à Informação do Administrado e a Reserva da Intimidade”  e a Licenciatura em Direito em 1988 pela Universidade de Coimbra.

É Professora Coordenadora no Instituto Politécnico do Porto, Investigadora integrada do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), integrando a Unidade de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas (UECEJ), no âmbito da no Instituto Politécnico do Porto. É Presidente do Conselho Pedagógico no Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Membro do Conselho Pedagógico no Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Membro do Conselho Consultivo do ISCAP no Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Membro do Conselho Académico, de acordo com o art. 31º, al. e) dos Estatutos do IPP no Instituto Politécnico do Porto, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho Docente (CADD) no Instituto Politécnico do Porto, Diretora do Curso de Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social no Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Membro da Comissão Científica do Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social no Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Membro da Comissão Científica da Pós-Graduação em Gestão das Entidades da Economia no Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

Publicou 79 artigos em revistas especializadas. Possui 55 capítulos de livros e 4 livros. Organizou 38 eventos. Participou em 72 eventos. Coorientou 3 teses de doutoramento. Orientou 24 dissertações de mestrado e coorientou 6. Orientou 8 trabalhos de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Recebeu 6 prémios e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Investigadora em 8 projetos e Legal expert em 6 projetos. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Direito. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: subsidiaries; Lei de Bases, Economia Social, cooperativa; Basic Law, social economy, cooperative, Portuguese; cooperatives; Direito da Concorrência; “cooperativas”; “regime económico”; “Economia Social”; “género”; “Direito Cooperativo”. Tutora de estudantes ERASMUS, de estágios profissionais e curriculares.

Tem vários projetos, destacando os mais recentes:  “Inovação Social Corporativa desde o Direito à Economia”, de 2023, Impacto da COVIS-19 nas Cooperativas de Solidariedade Social”, de 2021 e “Quadro teórico para a promoção da responsabilização no sector da Economia Social: o caso das IPSS” de 2021.

Medalha «Diva Benevides Pinho – Mérito Académico do Cooperativismo», em 2017, Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, na categoria “Estudos e Investigação”, em 2015