Eduardo Martinho

É provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, desde novembro de 2017, depois de ter sido vice-provedor entre março de 2016 e novembro de 2017.

É licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, pós-graduado em Gestão de Projetos e doutorado Honoris Causa pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias.

Foi presidente do Conselho Diretivo do Instituto para o Desenvolvimento Social entre 1999 e 2003, presidente do Instituto da Segurança Social de 2005 a 2011 e presidente do Conselho Nacional da Segurança Social.

Presidiu também à Comissão Nacional do Rendimento Mínimo Garantido e à Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de 2001 a 2003.

Foi representante de Portugal e vice-presidente do Comité de Proteção Social da União Europeia e coordenador do Plano Nacional de Ação para a Inclusão (PNAI) entre março de 2001 e fevereiro de 2003.

Presidiu ainda à União das Mutualidades Portuguesas entre 2003 e 2005.

Foi coordenador Nacional do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010 e o representante de Portugal no Comité Consultivo Europeu para o Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

É vice-presidente do Conselho Geral do ISCTE-IUL e consultor internacional na área da Proteção Social.

Preside ao Grupo de Trabalho sobre Envelhecimento da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa.

Atualmente, preside o Grupo de Trabalho para o Envelhecimento da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa e é coordenador da Comissão para a elaboração da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza.