Glória Rebelo é licenciada e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) e, ainda, Mestre em Sistemas Socio-organizacionais da Atividade Económica e Doutora em Sociologia Económica e das Organizações, ambos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisbon School of Economics & Management.
Especialista nas áreas de Direito do Trabalho, Relações Laborais e Políticas Públicas, exerce a atividade regular de Professora Universitária e de Investigadora. Participa regularmente como conferencista em cursos de Pós-graduação e Mestrado em diversas Universidades, em encontros científicos nacionais e internacionais, e em eventos profissionais.
É autora de diversos livros, nomeadamente de A responsabilidade Civil pela Informação Transmitida pela Televisão (1999), Trabalho e Igualdade – Mulheres, Teletrabalho e Trabalho a Tempo Parcial (2002), Emprego e Contratação Laboral em Portugal – Uma análise socioeconómica e jurídica (2003), Conjunturas e Tendências – Vol. 1 – Uma Visão sobre Portugal, a Europa e o Mundo (2009), Trabalho e Emprego – Actualidade e Prospectiva (2010), Conjunturas e Tendências – Vol. 2 – Uma Visão sobre Portugal, a Europa e o Mundo (2011), Trabalho e Emprego – Vol. 2 – Actualidade e Prospectiva (2012), Estado Social e Austeridade – Textos do Tempo da Austeridade (2014), Trabalho e Segurança Social – Uma Perspetiva Socioeconómica e Jurídica (2015), Portugal e o Projecto Europeu – Textos de Reflexão Crítica (2015) e Trabalho, Emprego e Segurança Social – Transformações e Desafios (2017). Em 2009 organizou a edição Código do Trabalho das Edições Sílabo.
É, também, autora de diversos working papers, de diversos artigos publicados em revistas científicas e técnicas, revistas e jornais de grande divulgação nacional, tendo sido, entre setembro de 2005 e setembro de 2007, colunista do Jornal de Negócios e, entre janeiro de 2010 e junho de 2011, colunista do Jornal de Notícias.