Luís Valente de Oliveira nasceu em 1937, em S. João da Madeira.
Licenciou -se e doutorou -se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Estudou no International Institute of Social Studies (Haia) e no Imperial College London.
Foi Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Diretor do Gabinete Técnico da Comissão de Planeamento da Região do Norte foi, posteriormente, Presidente da Comissão da Região do Norte.
Exerceu os seguintes cargos políticos: Ministro da Educação e Investigação Científica (1978/79); Ministro do Planeamento e da Administração do Território (1985/95) e Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação (2002/03). Eleito Presidente da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da União Europeia foi, mais tarde, Presidente do seu Conselho Científico.
Entre outros cargos, foi também administrador e vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal, vice-presidente do Conselho Geral da Escola de Gestão do Porto, administrador não executivo da Parque Expo, administrador executivo da Fundação Luso-Americana, membro do conselho de administração da Fundação de Serralves e administrador da Fundação AEP.
É membro não executivo do Conselho de Administração da Mota-Engil, presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música, coordenador europeu das Autoestradas do Mar e presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho.