Madalena Abreu é Professora Auxiliar na Coimbra Business School, ISCAC, Instituto Politécnico de Coimbra, na área científica de Gestão, Finanças e Marketing e Professora Coordenadora no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.
É doutorada em Gestão de Empresas com especialização em Marketing pelo ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (2012), Mestre em Gestão de Empresas (2003) e MBA – Pós-Graduação em Ciências Empresariais (2001) pelo ISCTE-IUL.
A sua principal área de investigação é o marketing. Interessa-se particularmente pelo marketing público e sem fins lucrativos e pela angariação de fundos.
É membro associado do CEOS.PP. Coordena a Pós-Graduação em Fundraising, a Pós-Graduação em Eventos, Protocolo e Comunicação Estratégica e a Pós-Graduação em Territorial Branding e é membro fundador do Observatório de Territorial Branding da Coimbra Business School.
É Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da Coimbra Business School | ISCAC e membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Coimbra.
É autora de mais de 10 artigos científicos em revistas académicas e mais de 70 em conferências científicas.
Organizou e participou em comissões científicas em mais de 15 eventos científicos. É orientadora de mais de 40 teses de mestrado na área do marketing. Foi docente em vários cursos de mestrado e de pós-graduação em marketing da economia social em diferentes universidades. É autora do livro “Marketing Religioso”.