Economista, doutorado em “Analyse et planification du développement” da Université des Sciences Sociales de Grenoble (França).
Foi Professor Associado do ISCTE, no Departamento de Economia, lecionando na licenciatura de Economia, e coordenando os mestrados de “Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais” e “Economia Social e Solidária”.
Foi Coordenador do novo curso de Pós-graduação e Mestrado em Economia Social e Solidária, daquele departamento, Rogério Roque Amaro tem sido consultor e formador de vários projetos de Desenvolvimento Local e de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social em Portugal e nos PALOP.
É Presidente da Direção e fundador da PROACT – Unidade de Investigação e Apoio Técnico ao Desenvolvimento Local, à Valorização do Ambiente e à Luta Contra a Exclusão Social. É consultor do PNUD, da OIT, para as áreas de Desenvolvimento e Economia Social e Solidária, e do Governo Regional dos Açores – Instituto de Ação Social (Programa INTERREG).
É atualmente Presidente do Conselho Científico e sócio fundador do Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico (Ponta Delgada). Tem desenvolvido e apoiado vários projetos de intervenção comunitária e Economia Solidária em várias zonas do país, no meio urbano e no meio rural em Portugal e nos PALOP – Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.
É membro fundador da Rede Portuguesa de Economia Solidária (RedPES) que pretende agregar as organizações, instituições, grupos informais e pessoas individuais, que se identifiquem com o conceito e as práticas de Economia Solidária.
Tem várias publicações, além de várias comunicações apresentadas em encontros, congressos e colóquios nacionais e internacionais.