Rogério Roque Amaro

Economista, doutorado em “Analyse et planification du développement” da Université des Sciences Sociales de Grenoble (França).

Foi Professor Associado do ISCTE, no Departamento de Economia, lecionando na licenciatura de Economia, e coordenando os mestrados de “Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais” e “Economia Social e Solidária”.

Foi Coordenador do novo curso de Pós-graduação e Mestrado em Economia Social e Solidária, daquele departamento, Rogério Roque Amaro tem sido consultor e formador de vários projetos de Desenvolvimento Local e de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social em Portugal e nos PALOP.

É Presidente da Direção e fundador da PROACT – Unidade de Investigação e Apoio Técnico ao Desenvolvimento Local, à Valorização do Ambiente e à Luta Contra a Exclusão Social. É consultor do PNUD, da OIT, para as áreas de Desenvolvimento e Economia Social e Solidária, e do Governo Regional dos Açores – Instituto de Ação Social (Programa INTERREG).

É atualmente Presidente do Conselho Científico e sócio fundador do Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico (Ponta Delgada). Tem desenvolvido e apoiado vários projetos de intervenção comunitária e Economia Solidária em várias zonas do país, no meio urbano e no meio rural em Portugal e nos PALOP – Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

É membro fundador da Rede Portuguesa de Economia Solidária (RedPES) que pretende agregar as organizações, instituições, grupos informais e pessoas individuais, que se identifiquem com o conceito e as práticas de Economia Solidária.

Tem várias publicações, além de várias comunicações apresentadas em encontros, congressos e colóquios nacionais e internacionais.