Tiago Oliveira

É licenciado em Ciências Económicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, Brasil), mestre e doutorado em Desenvolvimento Económico, na área de concentração em Economia Social e do Trabalho, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil). Entre 2018 e 2020, realizou investigação em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Tem mais de dez anos de experiência de investigação e consultoria em centros académicos de investigação, institutos de pesquisa, agências governamentais, organizações não-governamentais e agências internacionais de desenvolvimento. Tem desenvolvido investigação e publicado nas áreas de trabalho, proteção social, economia brasileira, desenvolvimento e subdesenvolvimento. É autor de “Trabalho e Padrão de Desenvolvimento: uma reflexão sobre a reconfiguração do mercado de trabalho brasileiro”, distinguido com o Prémio Brasil de Economia pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Realizou em 2022, também, investigação no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra e como investigador contratado na Universidade de Lisboa Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal.

Tem, entre várias obras, publicado “Proteção social em tempos de austeridade” na Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho 4 (2022) e “Trabalho e Proteção Social na América Latina: desenvolvimentos recentes e os desafios diante da crise pandêmica”. Brazilian Journal of Latin American Studies (2021): https://www.revistas.usp.br/prolam/issue/view/12144.

Em 2018 recebeu o XXIV Prêmio Brasil de Economia do Conselho Federal de Economia.