Eventos

Semana da Economia Social, em Murcia, Espanha 15 a 18 de setembro de 2025

A cidade de Murcia, Espanha, foi oficialmente nomeada como a Capital Espanhola da Economia Social para 2025, sendo um reconhecimento ao forte compromisso da região com a Economia Social, que representa 8,1% do emprego local e abrange cerca de 6.000 empresas, principalmente cooperativas.

Estão planeadas mais de 150 atividades que destacam a contribuição socioeconómica da Economia Social. Entre os eventos destacam-se as feiras, cúpulas internacionais e a Assembleia do Social Economy Europe, bem como, a terceira edição dos Prémios Europeus da Economia Social. O evento inaugural aconteceu em fevereiro e contou com a presença do Prémio Nobel de Economia, Eric Maskin, e de líderes locais e nacionais.

Juan Antonio Pedreño, presidente da CEPES, destacou a importância histórica deste reconhecimento e a oportunidade de mostrar ao mundo o impacto da Economia Social. Além disso, a conselheira de Empresa, Emprego e Economia Social, María Isabel López, anunciou a alocação de 325 mil euros para iniciativas regionais, como a criação de um HUB de inovação e uma academia de empreendedorismo juvenil.

Esta nomeação promete, não apenas impulsionar a região de Murcia como a capital espanhola da Economia Social, como também, inspirar novas iniciativas por toda a Europa, sendo este ano de 2025 reforçado pela proclamação das Nações Unidas como o Ano Internacional das Cooperativas.