Objetivos gerais:
– Melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações da economia social;
– Desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros;
– Desenvolver e promover competências específicas de gestão de projetos em organizações da economia social;
– Dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Objetivos específicos:
No final do curso os/as formandos/as deverão estar aptos a:
– Promover uma gestão sustentável da organização e a otimização/partilha de recursos;
– Aplicar os fundamentos da gestão de projetos na ótica da melhoria de procedimentos de gestão e administração;
– Planear e implementar projetos em organizações da economia social;
– Realizar o acompanhamento da execução de um projeto;
– Realizar a prestação de contas e a avaliação da execução de um projeto;
– Aplicar metodologias e ferramentas de gestão de projetos.

Destinatários/as:
Dirigentes, técnicos/as e voluntários/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).

Conteúdos programáticos:
1. Fundamentos da Gestão de Projetos
2. Planeamento do Projeto
3. Execução do Projeto
4. Conclusão do Projeto