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Gestão de Projetos em Organizações da Economia Social (Inscrições Abertas)
Local de Realização
Formação a distância
Recurso a ferramentas digitais para o desenvolvimento do curso. Sessões de formação síncronas por videoconferência (Zoom WorkPlace).
Datas de Realização
Ação 1 – 14/05/2025 a 18/06/2025
(consultar cronograma)
Horário
10:00 – 13:00
Total de Horas
50
Objetivos
Sensibilizar os/as dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.
Destinatários/as
Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).
Critérios de valorização: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social associadas das entidades cooperadoras da CASES, nomeadamente: ANIMAR, CONFAGRI, CONFECOOP, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas; candidatos/as que formalizem a inscrição na totalidade dos módulos do curso.
Critérios de desempate: ordem de receção das candidaturas.
Módulos
1. Fundamentos da Gestão de Projetos
2. Planeamento do Projeto
3. Execução do Projeto
4. Conclusão do Projeto
(consultar programa de formação)
Formadores/as
Formadores/as com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.
Inscrições
Data limite para o envio de inscrições: 21/04/2025
A inscrição e participação no curso de Gestão de Projetos em Organizações da Economia Social não tem custos associados. As inscrições são realizadas através do seguinte formulário.
Avaliação
Avaliação modular realizada de acordo com os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, participação; exercício escrito ou teórico-prático individual e/ou em grupo.
Certificação
A conclusão com aproveitamento confere direito à atribuição de certificado de formação de acordo com o modelo da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, emitido através do SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, e de declaração de participação emitida pela CASES.
Independentemente da classificação final atribuída, o aproveitamento em determinado módulo de formação só releva para efeitos de certificação quando a assiduidade do/a formando/a registada é igual ou superior a 90%da carga horária total do curso de formação.
Custo
Gratuito
Academia Y.ES
Local: Online
Datas de Realização: 23 setembro / 31 outubro
Objetivos Gerais:
- Sensibilizar para as temáticas da Economia Social;
- Promover a aquisição de conhecimentos e competências que potenciem o desenvolvimento de projetos no âmbito da Economia Social;
- Conhecer práticas e Entidades da Economia Social
Objetivos Específicos:
No final da formação os/as participantes devem estar aptos a:
- Caracterizar quanto à sua composição o setor da Economia Social em Portugal;
- Descrever as principais características das Entidades da Economia Social (EES), os seus princípios e valores de atuação;
- Compreender a relevância do voluntariado no sector da Economia Social e empreender ou participar em iniciativas de voluntariado;
- Desenvolver um projeto de forma estruturada, tendo em vista a sua implementação através de uma Entidade da Economia Social;
- Elaborar um plano de negócio na fase de conceção do projeto;
- Aplicar conhecimentos e instrumentos de gestão de projetos e de gestão de uma Entidade da Economia Social.
Destinatários/as:
- Pessoas detentoras de uma ideia de projeto ou de um projeto em fase de estruturação/implementação no âmbito da Economia Social;
- Técnicos/as das entidades cooperadoras da CASES que pretendam criar ou consolidar uma ideia de projeto a desenvolver no âmbito das suas organizações.
Envio da candidatura:
Através do envio da minha candidatura, declaro que, se for selecionado/a, participarei em todas as atividades da 5.ª edição da Academia Y.ES, a realizar entre os dias 23 de setembro e 31 de outubro de 2024.
Critérios de seleção dos projetos:
- relevância da ideia/projeto face ao produto/serviço a desenvolver e às necessidades identificadas;
- enquadramento da ideia/projeto nas formas de atuação, princípios e valores da Economia Social;
- motivação para a participação na Academia Y.ES;
- situação atual face ao emprego (critério de valorização – em situação de desemprego);
- ordem de receção das candidaturas (critério de desempate).
Gestão de Organizações da Economia Social (GOES)
Local de Realização: Formação a distância (Plataforma Teams)
Recurso a ferramentas digitais para o desenvolvimento do curso de formação Sessões de formação síncronas por videoconferência (Plataforma Teams)
Datas de Realização: 9 de setembro a 31 de março, 1 de outubro a 30 de abril 2025 e 4 novembro a 31 de maio 2025
Horário: 10:00 – 13:00
Total de Horas: 150 horas
Objetivos: Sensibilizar os/as dirigentes e quadros téncicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.
Destinatários/as: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).
Critérios de valorização: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social associadas das entidades cooperadoras da CASES, nomeadamente: ANIMAR, CONFAGRI, CONFECOOP, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas; candidatos/as que formalizem a inscrição na totalidade dos módulos do curso.
Critérios de desempate: análise curricular das candidaturas; ordem de receção das candidaturas.
Módulos:
1. Economia Social
2. Gestão Estratégica
3. Gestão de Recursos Humanos
4. Contabilidade e Fiscalidade
5. Gestão Financeira
6. Marketing e Comunicação
7. Gestão de Projetos
8. Ética e Responsabilidade Social
Formadores/as: Formadores/as com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.
Data limite para o envio de inscrições: 2 de maio a 9 de agosto
A inscrição e participação no curso de Gestão de Organizações da Economia Social não tem custos associados. As inscrições são realizadas através do envio do formulário de inscrição para o endereço de correio eletrónico formacao@cases.pt
Avaliação: Avaliação modular realizada de acordo com os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, participação; exercício escrito ou teórico-prático individual e/ou em grupo (após o término do módulo).
Certificação: A conclusão com aproveitamento confere direito à atribuição de certificado de formação de acordo com o modelo da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, emitido através do SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, e de declaração de participação emitida pela CASES.
Independentemente da classificação final atribuída, o aproveitamento em determinado módulo de formação só releva para efeitos de certificação quando a assiduidade do/a formando/a registada é igual ou superior a 80% da carga horária total do módulo de formação.
Avaliação de Impacto Curso Social (AIS)
Local de Realização: Formação a distância (Plataforma Teams)
Recurso a ferramentas digitais para o desenvolvimento do curso de formação Sessões de formação síncronas por videoconferência
Datas de Realização: 27 de maio a 28 de junho, 2024 e 9 de setembro a 25 de outubro
Horário: 10:00 – 13:00
Total de Horas: 50 horas
Objetivos: Melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; desenvolver e promover competêcias específicas de avaliação de impacto em organizações da economia social; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.
Destinatários/as: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).
Critérios de valorização: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social associadas das entidades cooperadoras da CASES, nomeadamente: ANIMAR, CONFAGRI, CONFECOOP, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas; candidatos/as que formalizem a inscrição na totalidade dos módulos do curso.
Critérios de desempate: ordem de receção das candidaturas.
Submódulos:
1. Fundamentos da avaliação de impacto social
2. Planeamento e implementação de uma avaliação de impacto social
3. Metodologias de avaliação de impacto
4. Técnicas de recolha e análise de informação
Formadores/as: Formador/a com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.
Data limite para o envio de inscrições: 8 de abril a 17 de maio
A inscrição e participação no curso de Gestão de Organizações da Economia Social não tem custos associados. As inscrições são realizadas através do envio do formulário de inscrição para o endereço de correio eletrónico formacao@cases.pt
Avaliação: Avaliação modular realizada de acordo com os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, participação; exercício escrito ou teórico-prático individual e/ou em grupo.
Certificação: A conclusão com aproveitamento confere direito à atribuição de certificado de formação de acordo com o modelo da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, emitido através do SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, e de declaração de participação emitida pela CASES.
Independentemente da classificação final atribuída, o aproveitamento em determinado módulo de formação só releva para efeitos de certificação quando a assiduidade do/a formando/a registada é igual ou superior a 90% da carga horária total do módulo de formação.
Gestão de Projetos em Organizações da Economia Social (GPOES)
Local de Realização: Formação a distância (Plataforma Teams)
Recurso a ferramentas digitais para o desenvolvimento do curso de formação Sessões de formação síncronas por videoconferência (Plataforma Teams)
Datas de Realização: 20 de maio a 28 de junho e 1 de outubro a 15 de novembro
Horário: 10:00 – 13:00
Total de Horas: 50 horas
Objetivos: Sensibilizar os/as dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.
Destinatários/as: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).
Critérios de valorização: Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social associadas das entidades cooperadoras da CASES, nomeadamente: ANIMAR, CONFAGRI, CONFECOOP, CNIS, União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas; candidatos/as que formalizem a inscrição na totalidade dos módulos do curso.
Critérios de desempate: ordem de receção das candidaturas.
Módulos:
1. Fundamentos da Gestão de Projetos
2. Planeamento do Projeto
3. Execução do Projeto
4. Conclusão do Projeto
Formadores/as: Formadores/as com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.
Data limite para o envio de inscrições: 8 de abril a 10 de maio.
A inscrição e participação no curso de Gestão de Organizações da Economia Social não tem custos associados. As inscrições são realizadas através do envio do formulário de inscrição para o endereço de correio eletrónico formacao@cases.pt
Avaliação: Avaliação modular realizada de acordo com os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, participação; exercício escrito ou teórico-prático individual e/ou em grupo.
Certificação: A conclusão com aproveitamento confere direito à atribuição de certificado de formação de acordo com o modelo da Portaria nº 474/2010 de 8 de julho, emitido através do SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, e de declaração de participação emitida pela CASES.
Independentemente da classificação final atribuída, o aproveitamento em determinado módulo de formação só releva para efeitos de certificação quando a assiduidade do/a formando/a registada é igual ou superior a 90% da carga horária total do curso de formação.
Gestão de Projetos em Organizações da Economia Social
Objetivos gerais:
– Melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações da economia social;
– Desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros;
– Desenvolver e promover competências específicas de gestão de projetos em organizações da economia social;
– Dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.
Objetivos específicos:
No final do curso os/as formandos/as deverão estar aptos a:
– Promover uma gestão sustentável da organização e a otimização/partilha de recursos;
– Aplicar os fundamentos da gestão de projetos na ótica da melhoria de procedimentos de gestão e administração;
– Planear e implementar projetos em organizações da economia social;
– Realizar o acompanhamento da execução de um projeto;
– Realizar a prestação de contas e a avaliação da execução de um projeto;
– Aplicar metodologias e ferramentas de gestão de projetos.
Destinatários/as:
Dirigentes, técnicos/as e voluntários/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).
Conteúdos programáticos:
1. Fundamentos da Gestão de Projetos
2. Planeamento do Projeto
3. Execução do Projeto
4. Conclusão do Projeto
Gestão de Organizações de Economia Social
Objetivos
Sensibilizar os/as dirigentes e quadros técnicos para as temáticas da economia social; melhorar os procedimentos de gestão e administração das organizações de economia social; desenvolver e promover competências de gestão dos/as seus/suas técnicos/as e dirigentes para a otimização dos recursos humanos, técnicos e financeiros; dotar as organizações de conhecimentos específicos e de ferramentas de trabalho que lhes permitam aumentar a qualidade dos serviços prestados.
Destinatários/as
Dirigentes e Técnicos/as de entidades da economia social consagradas no artigo 4º da Lei nº 30/2013 de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).
Módulos
1. Economia Social
2. Gestão Estratégica
3. Gestão de Recursos Humanos
4. Contabilidade e Fiscalidade
5. Gestão Financeira
6. Marketing e Comunicação
7. Gestão de Projetos
8. Ética e Responsabilidade Social
Formadores/as
Formadores/as com habilitações académicas e com experiência profissional comprovada nas temáticas a abordar e na área da economia social, e com conhecimentos relevantes acerca do sector e dos tipos de organizações que o integram.
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